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A insônia é um distúrbio do sono presente na vida de muitas pessoas Ela pode ser combatida de forma natural. Veja como.

Na correria do dia-a-dia, é normal pensar que dormir é apenas deixar o corpo desligar e descansar até o próximo dia.

A verdade passa bem longe disso.

Dormir é um processo ativo, muito importante para que o corpo se recupere de um dia e se prepare para o próximo.

Muitas pessoas infelizmente não conseguem ter um sono reparador e enfrentam problemas com a insônia, que se caracteriza pela dificuldade de adormecer ou de permanecer dormindo.

Como já falamos aqui, ela pode até afetar negativamente o cérebro.

Os dados para esse distúrbio do sono são alarmantes, chegando a alcançar cerca de metade da população brasileira – o que faz com que as pessoas procurem diversas soluções para acabar com esse incômodo tão grande que afeta a capacidade de dormir.

Os motivos das noites insones são diversos, indo desde estresse extremo, causado por rotinas cheias, grandes pressões pessoais ou na vida profissional, até condições de saúde.

É importante ressaltar que, para descobrir o real motivo que desencadeia esse distúrbio do sono e realizar o tratamento correto, é preciso procurar ajuda clínica.

O que nem todos sabem é que existem soluções naturais para combater a insônia – ou pelo menos diminuir seus efeitos.

Abaixo algumas formas naturais de acabar com a falta de sono:

Chás naturais

Chá natural de camomila

Os chás podem atuar como relaxantes, tranquilizantes e favorecem a obtenção de um sono reparador. Recomenda-se que seja tomado próximo a hora de dormir, cerca de 30 minutos antes.

Substâncias naturais como erva-cidreira, camomila, lúpulo, folhas secas do pé de maracujá, entre outras, podem ajudar muito no combate a noites insones, pois possuem propriedades calmantes e soporíferas que ajudam a induzir o sono.

Alimentos

Alguns alimentos podem servir como soluções naturais para combater a insônia.

Um suco de maçã aliado com algumas ervas, como a cidreira e a camomila, por exemplo, pode ser uma solução, pois a fruta ajuda a regular as funções intestinais e as ervas possuem propriedades calmantes.

Outro alimento para se fazer um suco e ingerir antes de dormir é a alface. Ela possui propriedades sedativas e calmantes.

Uma bebida feita com o talo pode ser de grande ajuda.

Além dos alimentos citados acima, um suco de maracujá pode ser um grande aliado do sono, pois a fruta possui propriedades calmantes e quando adoçado com mel tende a deixar quem ingere mais tranquilo e relaxado.

Algumas outras dicas

Somado aos chás e alimentos citados algumas práticas ajudam ainda mais a evitar o problema das noites insones.

Não levar aparelhos eletrônicos consigo para a cama, não se submeter (principalmente no escuro) a luzes de aparelhos, tomar um banho morno ou quente antes de dormir, fazer atividades de meditação ou escutar uma música que te deixe relaxado, ou seja, respeitar o momento do sono e reservá-lo somente para esse fim.

celular na cama
Usar o celular na cama é um vício difícil de perder

A prática da higiene do sono e a criação de uma rotina saudável são de extrema importância e impactam diretamente no sono.

Com essas ações é possível que uma noite com um sono reparador seja alcançada.

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