Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

É muito comum acontecer de deixarmos passar despercebidos os sintomas que surgem em nosso corpo e que podem indicar problemas de saúde. Seja pela correria do dia-a-dia, seja pelo cansaço e falta de atenção, ou mesmo falta de conhecimento, é muito fácil não entendermos as mensagens de alerta que nosso corpo está enviando. Os sintomas da insônia podem ser facilmente deixados de lado.

Existe uma série de outros distúrbios e doenças que contam com sintomas parecidos com os da insônia, mas para que não haja dúvida é importante que você esteja sempre atento ao aparecimento deles em conjunto.

 

Sintomas da insônia

 – Dificuldade para adormecer

Esta é a principal e é o que mais causa desconforto, afinal, um cérebro cansado interfere no funcionamento do corpo como um todo e pode prejudicar seriamente o desenvolvimento de suas atividades diárias.

– Ter o sono interrompido

É comum a pessoa que sofre de insônia adormecer e logo mais ser acordada bruscamente e não conseguir voltar a dormir.

– Sentir-se cansado ao acordar

O indivíduo insone pode passar o dia todo sentindo-se sonolento e cansado como se a noite não tivesse sido bem aproveitada para se recuperar do cansaço diário.

– Irritabilidade, ansiedade e maus sentimentos

A ausência de um sono reparador faz com que a saúde psicológica também fique abalada, sendo assim, é comum que a pessoa se sinta irritada e ansiosa aparentemente sem motivos para isso.

– Dificuldade em se concentrar

A concentração também diminui bastante em quem sofre de insônia, a memória pode vir a falhar em diversos momentos, tanto para informações triviais quanto para as mais importantes.

– Problemas na coordenação motora

É comum que o insone derrube objetos, esbarre em móveis, e tenha problemas até mesmo em manter-se em pé. O cansaço mental e físico pode fazê-lo se confundir em relação aos movimentos mais simples.

– Dores de cabeça

Se diagnosticada sozinha, a dor de cabeça pode indicar os mais diversos problemas, dos mais simples aos mais complexos, mas se estiver combinada com os sintomas acima, é necessário procurar um médico especializado em distúrbios do sono e solicitar um acompanhamento profissional.

– Dificuldades em manter relações sociais

A mesma problemática da dor de cabeça: se colocada junto aos demais sintomas, pode indicar insônia.

– Problemas gastrointestinais

O corpo responde ao desequilíbrio provocado pela ausência de sono e provoca uma série de outros problemas, como diarreia, prisão de ventre, náuseas seguidas de episódios de vômito, entre outros.

– Estar constantemente preocupado em relação ao sono

A insônia pode causar tamanha ansiedade que fica difícil saber qual é a causa e qual é a consequência. Uma pessoa que precisa dormir, começa a pensar com frequência nessa necessidade, assim o momento do relaxamento vem acompanhado de medo perpetuando um ciclo vicioso.

Os sintomas da insônia devem ser rapidamente diagnosticados para que medidas de contenção sejam tomadas. A insônia é um distúrbio do sono que pode atrapalhar significativamente a vida do indivíduo, e pode acabar se tornando parte de um problema maior, portanto, o tratamento deve ser priorizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here