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Noite em claro, coração acelerado e o sono que nunca vem. Isso tem sido frequente na vida de muitas pessoas.

Como já visto aqui em outros artigos, mais de 70 milhões de brasileiros não conseguem dormir bem e, quando dormem não se mantém por longo período de horas dormindo.

Em alguns casos a insônia é oriunda de tratamento a algumas doenças, na qual o medicamento interfere no sono, mas na grande maioria se refere a questão de uma vida mal administrada. No qual a pessoa não respeita o tempo de cada coisa.

Nós (seres humanos) temos a mania de achar que estamos sempre fazendo as coisas certas, todavia grande parte do nosso dia acaba sendo totalmente irregular para uma boa noite de sono.

A melhor forma de conseguirmos ter dormir bem e acordar disposto no dia seguinte, vem não só apenas pelo dormir muito, e sim pelo planejar do seu dia, para que se possa sentir o prazer de deitar numa cama e conseguir descansar.

Há vários fatores que podem definir se está tendo uma rotina adequada para o bom fluir do sono. Como por exemplo se alimentar nos horários certos. É mais do que provado, com boas refeições o corpo relaxa o bastante pra você sentir sono.

Então, está se alimentando nos horários corretos? É preciso manter uma alimentação saudável ao longo do dia e à noite, comer alimentos de fácil digestão, mas nunca antes de se deitar.

Não podemos simplesmente deitar na cama, fechar os olhos e achar que vamos dormir tranquilamente em questão de minutos, se você estiver com algumas preocupações, como por exemplo: um trabalho de escola, alguns afazeres do trabalho, casa para limpar ou algum livro que você deixou de ler, essas preocupações podem interferir seu sono.

Isso funciona como um gatilho na sua mente e o faz sentir uma ansiedade que só começa a vir à tona quando se deita para dormir.

O ser humano precisa de no mínimo 8 horas de sono pra ter um bom descanso. Então comece a planejar o horário que pretende dormir, a partir do horário que pretende acordar. Se pretende acordar às 7h, então 23h você já precisa estar dormindo.

E pra que isso aconteça é mais do que necessário que você esteja deitado pelo menos 30 minutos antes desse horário.

Retrocendo o seu dia todo, conseguimos ir arrumando algumas coisas que a gente costuma fazer às pressas, e que deveria ser um momento de preparação para o sono.

O autocontrole das tarefas no nosso cotidiano figura como um fator extremamente determinante para termos uma boa noite de sono.

O fato de você conseguir dormir bem influencia diretamente em sua saúde, tanto em aspectos físicos quanto mentais.

É durante o sono que o organismo desempenha suas funções vitais, como o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e a regeneração das células.

Você que não sabe o que fazer para melhorar o seu sono e driblar as consequências da insônia, adote uma nova rotina e com isso ganhe não só uma boa noite de sono, como também a sua qualidade de vida melhorada.

 

Por Matheus


Leia também: Como melhorar o sono com exercícios físicos.

 

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