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A insônia é a incapacidade de adormecer e descansar mesmo que seu corpo e mente estejam exaustos com a rotina diária. Há uma série de possíveis razões para este problema que vai de ansiedade, à falta de suplementos que, no corpo, se tornam os responsáveis pelo bom funcionamento das funções biológicas.

A insônia é o distúrbio do sono que se apresenta com maior regularidade e costuma atacar homens e mulheres, no entanto, há uma ocorrência maior em mulheres. Existe uma explicação científica para isso, ainda que também possam existir várias outras respostas possíveis.

Causas para a maior presença da insônia em mulheres

– Maior incidência de problemas psicológicos

Estudos e pesquisas indicam que problemas de ordem psicológica são mais frequentes em mulheres. As causas são várias: as pressões do mundo moderno sobre as mulheres, a carga maior de tarefas, as preocupações múltiplas com problemas externos e internos, entre outros.

O excesso de preocupações com as muitas tarefas a desempenhar, crianças com as quais se preocupar, carreiras a serem desenvolvidas no mercado de trabalho, além de ter que lidar com as expectativas dos que estão ao redor, são parte da longa lista daquilo que pode manter as mulheres acordadas a noite, sofrendo com a ansiedade e com a consequente falta de sono.

– Hormônios em desequilíbrio

Ao longo da vida, as mulheres passam por uma série de momentos que são desafiadores em relação ao equilíbrio hormonal. TPM, o período menstrual em si, gravidez, menopausa são todos momentos em que a insônia pode vir a se instalar. Deve-se ficar particularmente atenta aos distúrbios do sono nesses momentos para que eles não se tornem mais problemáticos do que já são.

– Ingestão constante de cafeína

A cafeína costuma ser utilizada como uma muleta de sustentação nos dias mais atarefados, afinal, ela tem o poder de manter o indivíduo mais atento ao que faz, mantê-lo mais alerta. No entanto, fazer o uso regular e constante da cafeína pode fazer com que o corpo sinta o efeito que não é tão benéfico. É importante observar que certos horários são inapropriados ao consumo, e que é bom interromper o mesmo até quatro horas antes do horário de dormir.

– Comidas pesadas

Este item se relaciona com o anterior. Da mesma forma que a cafeína pode interromper os padrões saudáveis de sono, a ingestão de comidas muito pesadas, ou seja, gordurosas, com massas e muitos condimentos, pode fazer com que o corpo não seja capaz de descansar e tenha que colocar o programa digestivo em ação. Sendo assim, é bom fazer uma dieta mais leve à noite.

– Falta de rotina

O corpo possui um relógio biológico que faz com que certas funções funcionem em momentos determinados, é por isso que sentimentos fome ao acordar, no meio do dia, e mais à tarde. É a mesma coisa em relação aos padrões de sono: se o corpo é acostumado a dormir e acordar em um determinado horário, é importante que esse padrão seja mantido para que se alcance uma maior qualidade de vida.

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