Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

O desequilíbrio hormonal pode causar uma série de problemas em mulheres e a insônia é apenas um dentre os vários. No entanto, a insônia se torna particularmente importante, uma vez que a falta de uma boa noite de sono pode acarretar em problemas ainda maiores como ansiedade, estresse e até mesmo depressão clínica.

No entanto, nem todas as mulheres estão preparadas para reconhecer o desequilíbrio hormonal quando ele surge. Sendo assim, preparamos algumas dicas para te ajudar a constatar o problema.

Sintomas do desequilíbrio hormonal

 – Irregularidade nos padrões do sono

Durante o período menstrual, é comum que as mulheres tenham mais dificuldade em adormecer, uma vez que a progesterona que é o hormônio que permite a sonolência acaba diminuindo para dar lugar ao estrogênio. No entanto, caso a situação continue mesmo após o findar do ciclo menstrual, é importante procurar um médico e verificar o que está acontecendo.

– Acne tardia

Durante a menstruação é comum que a pele fique mais oleosa, o que acaba permitindo o surgimento de acne, ou seja, espinhas. Ainda que a adolescência tenha passado há tempos, o corpo pode abrir uma exceção nesses dias de cada mês. Fique atenta se o problema persistir, afinal, pode ser indicativo de instabilidade hormonal.

– Problemas de memória

Todo mundo se esquece de alguma informação em algum momento da vida, mas se os esquecimentos se tornarem parte comum da sua rotina diária é um indicador de que tem alguma coisa que não está correta. O estresse e a ansiedade ajudam no enfraquecimento da memória, esteja atenta a esses sintomas.

– Fome incomum

Sentir fome em excesso pode ser um sintoma de estresse e ansiedade. Verifique seus padrões de sono, se há alguma inconsistência e procure um médico. Caso você não queira ir até o médico existem suplementos que auxiliam no combate à insônia. Em todo caso, a consulta com um especialista pode te ajudar a ficar mais tranquila em relação aos problemas.

– Cansaço constante

As alterações hormonais, assim como estresse, ansiedade, insônia podem contribuir em larga escala para a sensação de cansaço constante. Se você sente que não consegue se focar inteiramente nas tarefas diárias, se está com problemas para se manter alerta, isso pode ser indicativo de que está na hora de buscar ajuda especializada.

– Humor instável e irritabilidade

A instabilidade emocional é muito comum quando os hormônios não estão funcionando corretamente. Irritar-se é humano, mas irritar-se em demasia pode ser um sintoma de um problema maior.

– Aumento brusco de massa corporal

E você sente que seu manequim mudou de número sem que haja uma mudança alimentar brusca que justifique isso, vá até o médico e verifique o que está acontecendo e se as causas podem ser hormonais. O corpo tem suas formas particulares de acusar um problema.

Cuidar da saúde é estar sempre atenta às mudanças, é conhecer o próprio corpo e estar ciente de quando algo não está correndo tão bem como deveria. É importante não entrar em pânico e buscar ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here