Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Segundo a Associação Brasileira do Sono, mais de 70 milhões de pessoas no Brasil não conseguem dormir bem.

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir, ou manter-se dormindo durante toda a noite.

Uma noite mal dormida é sinônimo de um dia com falta de energia, e com cansaço e mau humor.

Já se sentiu assim?

Veja o porquê disso e, como algumas mudanças no nossos atos podem fazer com que tenhamos boas noites de sono e melhoria na qualidade de vida.

Consequências de uma noite mal dormida

Os malefícios oriundos de uma noite mal dormida são tantos. Tanto relacionado à saúde, quanto à vida social.

Segundo uma matéria veiculada no portal de notícias BBC, um programa chamado “Trust Me I’m a Doctor”, realizou um estudo em conjunto com a Universidade de Surrey, na Inglaterra.

Neste estudo, os médicos chamaram alguns voluntários e pediram que reduzissem suas noites de sono em uma hora durante uma semana.

O resultado mostra-se impressionante.

Descobriu-se que o fato de ter uma hora a menos no sono durante a noite afetou atividade em diversos genes dos voluntários, inclusive associados à inflamação e diabetes.

Ademais, com poucos dias de redução no sono a alteração no humor mostrou-se aparente.

Ainda, segundo a matéria houve um aumento na ansiedade, na depressão e no estresse.

Tudo isso, com apenas três noites de privação.

Desta forma, indubitavelmente uma noite mal dormida precisa ser combatida.

Mas você sabe como?

Exercícios físicos para combater a insônia

A prática de exercícios físicos é um forte aliado no combate à insônia.

Ao praticar exercícios físicos você faz com que o corpo libere a endorfina, hormônio responsável por propiciar a sensação de bem estar, além de apresentar melhoria na concentração e na disposição, com isso, certamente, melhora a qualidade de vida.

A prática, ressalto, deve ser moderada e de forma constante, para que não leve a desgaste muscular.

Ademais, não se recomendo que se realize próximo ao horário de dormir, uma vez que a atividade física libera altos níveis de adrenalina e isso certamente interferirá em sua noite de sono.

Atividades que ajudam a dormir bem

Caminhada

A caminhada é uma forte aliada para melhorar a qualidade de vida e propiciar uma melhoria ao sono. A caminhada possui um poder muito forte no combate à depressão, isso porque eleva os níveis de produção de endorfina, que conforme já disse, é o hormônio responsável pela qualidade de vida. Com isso, a sensação de felicidade estará presente.

Corrida

Agindo semelhantemente com a caminhada, o correr acelera ainda mais o organismo, uma vez que exige mais de quem o faz. Os benefícios que podem ser alcançados são os mesmos de quem caminha, mas em um potencial maior.

Natação e hidroginástica

Atividades na água promovem relaxamento muscular e são fortes aliados na melhoria da circulação sanguínea.

Para concluir, afirmo que quem pratica atividade física certamente consegue relaxar e descansar, tendo com isso um sono de qualidade.

Apresenta disposição, além de ter mais facilidade para emagrecer.

Desta forma, opte pela vida fora do sedentarismo, pratique esportes e alcance, com isso, a tão desejada noite de sono. Ganhe uma melhor qualidade de vida.

 

Por Matheus


Leia também: Dicas para dormir bem, mesmo ao sentir dor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here