Pesadelos frequentes estão afetando cada vez mais as pessoas e se tornando um dos motivos para a insônia.
De acordo com uma matéria publicada no G1, cerca de oitenta milhões de brasileiros sofrem com a dificuldade para dormir, a chamada insônia. Um dos motivos que contribuem para esses dados é o pesadelo.
Pesadelos são sonhos ruins e perturbadores que despertam algumas sensações como medo, ansiedade e tristeza; geralmente acontecem durante o período do sono que é chamado de REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos).
Essa é a fase mais profunda do sono e afeta de forma esporádica, pelo menos, metade da população mundial.
Esses tipos de sonhos são comuns em todas as faixas etárias, não são preocupantes desde que aconteçam esporadicamente; o sinal de alerta deve acender quando isso se tornar frequente e atrapalhar suas noites de sono.
Estima-se que de 2% a 8% dos adultos tenham dificuldade para dormir por conta de pesadelos frequentes, que podem ser causados por diversos motivos e podem afetar de forma direta a rotina de quem sofre com esse mal, causando irritabilidade, problemas para realização de afazeres e desconfortos.
Causas do pesadelo
São diversas as causas dos pesadelos, entretanto esses sonhos ruins só serão diagnosticados como algum tipo de transtorno quando ocasionarem problemas para a pessoa, como afetar a sua rotina e a impedir de descansar.
Fatores que podem causar pesadelos
Experiências pessoais ou eventos traumáticos
É muito comum que após acidentes, ou eventos traumáticos como presenciar ou vivenciar algo que cause algum trauma emocional, se tenha pesadelos com o ocorrido.
Filmes ou livros de terror
Após ler um livro, assistir a um filme ou até mesmo escutar alguma história de terror em uma roda de conversa, especialmente próximo à hora de dormir, isso pode ficar armazenado na mente de forma que cause pesadelos durante a noite.
Estresse Elevado
Quando se é submetido a muito estresse durante o dia, ou vivencia uma situação extremamente estressante, como por exemplo a morte de algum conhecido ou problemas familiares, é possível que essas situações possam desencadear pesadelos.
Ansiedade
Acontecimentos que podem ativar a ansiedade, como uma prova importante, casamento, entre outros, podem ser uma das causas dos pesadelos.
Tratamentos clínicos
Algumas alternativas médicas usadas para tratamento de algumas doenças podem causar insônia e pesadelos. Antidepressivos, tratamento para pressão e para controlar compulsões são alguns deles.
Uma das perguntas mais frequentes das pessoas que sofrem desse mal é: Como deixar de ter pesadelos? Infelizmente não há uma forma efetiva de controlá-los, porém algumas atitudes podem ser tomadas como prevenção:
- Evitar livros, histórias e filmes de terror próximo ao horário de dormir;
- Diminuir a quantidade de cafeína ingerida (para que isso não o mantenha acordado, causando algum distúrbio do sono);
- Realizar exercícios físicos (auxilia na liberação de endorfina que contribui com o sono);
- Evitar ingerir grandes quantidades de álcool ou de drogas.
Caso tenha passado por algum trauma e surgirem pesadelos frequentes pelo ocorrido, é importante e necessário que procure a ajuda de um psicólogo ou que faça terapias, isso pode melhorar a qualidade do sono.
Seguindo essas dicas e mantendo-se tranquilo, é possível que tenha uma boa noite de sono, suplementos como por exemplo a melatonina, também podem render uma noite agradável e livre de insônia e pesadelos.
Por Ruama Lima