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A melatonina é o combatente natural ideal aos distúrbios do sono.

A melatonina é um hormônio que o corpo produz naturalmente,  sua função principal é instigar o sono.

O corpo inicia a produção desse hormônio quando o dia começa a escurecer, para que assim o organismo comece os preparativos para dormir e para atingir o seu nível máximo quando adormecemos.

Essa produção de melatonina reduz com o clarear do dia, para que o corpo entenda que é a hora de acordar.

Esse hormônio indutor do sono também pode ter uma redução em sua produção, por outra série de estímulos e maus costumes que temos, causando a insônia.

Alguns destes estímulos são:

Exposição a luzes de aparelhos eletrônicos

Algumas pessoas possuem o hábito de levar aparelhos como notebooks e celulares para cama ou até mesmo deixar a TV ligada mesmo no momento de adormecer.

Essa prática, com a exposição dos olhos a luzes desses aparelhos eletrônicos, além de fazer com que você protele seu sono, não alcançando o descanso ideal, também inibe a produção de melatonina.

Idade

A idade também é um fator bastante relevante nos níveis de produção deste hormônio indutor do sono.

Ao chegar à chamada terceira idade a melatonina pode ser reduzida, causando insônia.

Condições médicas

Algumas doenças também podem inibir a produção de melatonina, como a depressão, por exemplo, que possui relações com a insônia.

Melatonina em forma de suplementos

Apesar de ser um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, essa substância em caso de insuficiência, por algum motivo, pode ser consumida em forma de suplementos.

Casos em que o uso da melatonina é indicado

O consumo desta substância é indicado em casos em que o indivíduo possui algum distúrbio do sono, não conseguindo adormecer ou permanecer dormindo, para que alcance um sono de qualidade.

Pode ser usada como parte do tratamento para doenças como a depressão, para idosos que almejam dormir melhor, para pessoas que trabalham em turnos noturnos ou trocam o dia pela noite por algum outro motivo, ou até mesmo por viajantes que sofrem para adormecer por conta do fuso horário, sempre como indutor do sono.

Benefícios da melatonina

Além da principal função de regular o sono, há estudos experimentais que indicam que essa substância também é benéfica para males como enxaqueca, mal de Parkinson e até problemas com o peso.

Porém o benefício da melatonina é totalmente comprovado para tratamentos de distúrbios do sono.

Cuidados com o uso

Apesar de ser considerada uma ótima substância para indução do sono, é necessário que ela somente seja consumida após uma consulta médica, para que um especialista analise seu caso e indique a dosagem certa que você precisa ingerir para que o seu sono seja regulado.

Lembre-se que a produção desse hormônio indutor do sono é um processo natural e que ela pode ser alcançada através de alguns alimentos como banana, leite, aveia, cereja, nozes, entre outros. Mas para algumas pessoas é necessário o uso da suplementação.

Se o uso da suplementação se fizer necessário, é preciso que procure ajuda clínica.

 

Por Ruama Lima

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