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Sabemos que o sono, assim como se alimentar, é essencial para a nossa sobrevivência, quando dormimos o nosso organismo passa por diversos processos.

Então lhe faço o questionamento, o quão dormir bem pode influenciar no nosso dia a dia? e principalmente, dormir bem ajuda na inteligência?

Quando estamos dormindo, além do relaxamento muscular, o nosso organismo está passando por diversos processos químicos que são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Nesses processos reparadores  há a liberação de hormônios como o do crescimento, a melatonina, adrenalina e noradrenalina.

É de extrema importância ter o sono completo, passando por todos os seus estágios, pois isso garante um melhor desempenho no dia a dia e uma boa qualidade de vida.

Dormir bem

Acordar cedo para trabalhar, dormir tarde por estar estudando ou trabalhando e toda a correria diária que demanda nosso tempo extra, acaba por influenciar o nosso período de sono.

Acabamos deixando nosso sono de lado e dormimos poucas horas por noite, além de que outros fatores que também podem influenciar, como o consumo de estimulantes como café, energéticos e claro, os distúrbios  que causam a terrível insônia.

Leia também: Sintomas que podem indicar insônia.

Algumas horas são ideais para se ter um bom sono, especialistas recomendam cerca de:

  • Crianças pequenas (1 a 2 anos): Entre 11 e 14 horas por noite;
  • Crianças que já estão em período escolar (6 a 13 anos): 9 e 11 horas por noite;
  • Adolescentes (14 a 17 anos): 10 horas por noite;
  • Adultos (26 a 64 anos): 7 e 9 horas;
  • Idosos (65 anos e mais): 7 a 8 horas por noite.

Aprendizado no sono

No período de repouso, como citado anteriormente, o seu organismo se mantém ativo e respondendo à questão inicial, sim, dormir bem ajuda na inteligência.

Uma boa noite de sono lhe garante uma boa memória, isso ocorre porque enquanto dormimos o nosso cérebro passa por um processo de transferência, onde as memórias são armazenadas no local que é designado por cuidar das “memórias de longo prazo”.

Entende-se por memória de longo prazo àquelas que duram por anos.

Dentre os processos, no sono também há a memória seletiva em que o cérebro seleciona as informações do dia e armazena aquilo que é útil. O cérebro irá identificar como útil e necessário para a seleção toda a informação que constantemente foi recordada no período de vigília.

Ao dormir

  • Melhoria na memória e na concentração;
  • Melhoria na criatividade, isso se dá devido ao estágio do sono em que há a criação de sonhos;
  • Melhor desempenho, estar com a mente e o corpo descansado é essencial para se ter um bom desempenho e disposição no período do dia.

Dormir é essencial, principalmente para crianças que estão em fase de crescimento e novos aprendizados. Ao cumprir  as horas indicadas pelos especialistas, seja na escola ou no trabalho a criança e o adulto estão mais propensos ao bom rendimento.

Importante também ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Portanto, garanta o seu  bom desempenho, mude sua rotina para ter uma boa noite de sono e se atente aos sintomas dos distúrbios de sono.

 

Por Alexandra Almeida

 

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