Sabemos que o sono, assim como se alimentar, é essencial para a nossa sobrevivência, quando dormimos o nosso organismo passa por diversos processos.
Então lhe faço o questionamento, o quão dormir bem pode influenciar no nosso dia a dia? e principalmente, dormir bem ajuda na inteligência?
Quando estamos dormindo, além do relaxamento muscular, o nosso organismo está passando por diversos processos químicos que são importantes para o bom funcionamento do corpo.
Nesses processos reparadores há a liberação de hormônios como o do crescimento, a melatonina, adrenalina e noradrenalina.
É de extrema importância ter o sono completo, passando por todos os seus estágios, pois isso garante um melhor desempenho no dia a dia e uma boa qualidade de vida.
Dormir bem
Acordar cedo para trabalhar, dormir tarde por estar estudando ou trabalhando e toda a correria diária que demanda nosso tempo extra, acaba por influenciar o nosso período de sono.
Acabamos deixando nosso sono de lado e dormimos poucas horas por noite, além de que outros fatores que também podem influenciar, como o consumo de estimulantes como café, energéticos e claro, os distúrbios que causam a terrível insônia.
Leia também: Sintomas que podem indicar insônia.
Algumas horas são ideais para se ter um bom sono, especialistas recomendam cerca de:
- Crianças pequenas (1 a 2 anos): Entre 11 e 14 horas por noite;
- Crianças que já estão em período escolar (6 a 13 anos): 9 e 11 horas por noite;
- Adolescentes (14 a 17 anos): 10 horas por noite;
- Adultos (26 a 64 anos): 7 e 9 horas;
- Idosos (65 anos e mais): 7 a 8 horas por noite.
Aprendizado no sono
No período de repouso, como citado anteriormente, o seu organismo se mantém ativo e respondendo à questão inicial, sim, dormir bem ajuda na inteligência.
Uma boa noite de sono lhe garante uma boa memória, isso ocorre porque enquanto dormimos o nosso cérebro passa por um processo de transferência, onde as memórias são armazenadas no local que é designado por cuidar das “memórias de longo prazo”.
Entende-se por memória de longo prazo àquelas que duram por anos.
Dentre os processos, no sono também há a memória seletiva em que o cérebro seleciona as informações do dia e armazena aquilo que é útil. O cérebro irá identificar como útil e necessário para a seleção toda a informação que constantemente foi recordada no período de vigília.
Ao dormir
- Melhoria na memória e na concentração;
- Melhoria na criatividade, isso se dá devido ao estágio do sono em que há a criação de sonhos;
- Melhor desempenho, estar com a mente e o corpo descansado é essencial para se ter um bom desempenho e disposição no período do dia.
Dormir é essencial, principalmente para crianças que estão em fase de crescimento e novos aprendizados. Ao cumprir as horas indicadas pelos especialistas, seja na escola ou no trabalho a criança e o adulto estão mais propensos ao bom rendimento.
Importante também ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação e prática de exercícios físicos.
Portanto, garanta o seu bom desempenho, mude sua rotina para ter uma boa noite de sono e se atente aos sintomas dos distúrbios de sono.
Por Alexandra Almeida