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Muitas mulheres sofrem com insônia durante a gravidez. Leia aqui alguns dos motivos e como tentar solucionar-los.

Mulheres em períodos de gestação sofrem muito com insônia, pois muitas das vezes suas barrigas incomodam ao ficar deitadas. Várias vezes sentem vontade excessiva de fazer xixi e até mesmo alguns desconfortos como enjoo, dores na coluna, dores nos joelhos etc.

 

Por que grávidas tem falta de sono?

Isso começa a acontecer no 2º trimestre de gravidez, os hormônios que davam sono no início da gravidez  diminuem e se regulam, a barriga começa a ficar maior e algumas mulheres sentem falta de ar na hora de dormir por causa da compressão causada pela circunferência abdominal.

Existe também uma vontade frequente de ir ao banheiro fazer xixi pois o bebê faz pressão sobre a bexiga. O fato de que a maioria das grávidas engordam e com o peso do bebê, faz sentirem muitas dores na coluna e nos joelhos devido a esse peso.

 

Dicas para dormir melhor

Tome um banho morno

Isso serve para qualquer um que sofra de insônia. Tomar um banho morno antes de dormir fazerá você relaxar um pouco e também ajudará a te desinchar um pouco, evitando algum incômodo.

Reduza o sal

Durante a gravidez é comum as mulheres terem retenção de líquidos, assim levando ao inchaço corporal. Comer muito sal vai piorar ainda mais essa situação, pois o sal quando é ingerido em excesso prejudica o equilíbrio hídrico do corpo, assim provocando a retenção de líquidos.

 


Leia também: Alimentação saudável e qualidade de vida


Use roupas leves para dormir

Mulheres durante sua gestação costumam sentir muito calor e falta de ar devido aos inchaços e a barriga, então evite dormir com roupas muito quentes ou muitas cobertas, tente utilizar camisolas de tecidos leves e uma coberta não tão quente ou um lençol dependendo da época do ano.

Não beba muito líquido antes de dormir

Isso vale para qualquer um, porém durante a gravidez isso pode ser muito pior. A ingestão de líquidos em até duas horas antes de dormir vai fazer você sentir muita vontade de ir ao banheiro e isso na gravidez já é  muito comum pelo fato de o bebê comprimir a bexiga da mulher e ela sentir mais vontade de ir ao banheiro. Bebendo líquido demais antes de dormir vai piorar ainda mais essa vontade excessiva de ir fazer xixi.

 


Leia também: Quatro dicas para curar a insônia


Faça exercícios

Fazer exercícios durante a gravidez é algo muito bom pois irá te ajudar com a falta de sono, te deixando “cansada” e pronta para dormir. Outro benefício que o exercício traz durante a gravidez, é que diminui as câimbras na pernas e a ansiedade, mas evite exercícios durante à noite ou perto da hora de dormir pois faz com que a endorfina seja liberada te causando insônia durante à noite.

Evite cochilos muito longos

Tirar uma soneca depois do almoço é bem agradável, porém se esse cochilo passar de 1 hora com certeza irá prejudicar sua noite de sono pois você já dormiu o suficiente antes, isso serve para todos não só as grávidas.

 

Por Milena Castro


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