Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

A infância e a adolescência é o período em que o corpo humano está em constante mudança para que possa chegar à vida adulta. Sendo assim, é de vital importância para a manutenção da qualidade de vida, que o corpo esteja com todas as suas funções funcionando perfeitamente. Alimentação balanceada e bons níveis de sono são essenciais ao desenvolvimento mental e físico.

A insônia é um distúrbio do sono que pode ter sua origem tanto em problemas de ordem mental quanto física, ou seja, assim como a depressão e a ansiedade podem fazer com que o indivíduo não consiga se desligar para que a mente e o corpo possam descansar; pode ser também que o próprio corpo não esteja fabricando os suplementos necessários a uma boa noite de sono.

Em qualquer uma das situações a verificação junto a profissionais da área da saúde é essencial. A insônia pode ser apenas a porta de entrada para a chegada de muitos outros problemas incluindo problemas cardiovasculares, transtornos alimentares, transtornos psicológicos como o desenvolvimento do TDAH, câncer entre outros.

Além disso, a insônia também afeta diretamente os níveis de aprendizado. Ao chegar à escola com o corpo cansado pela noite insone, o aluno não consegue desenvolver os processos cognitivos necessários ao aprendizado. É muito comum que este aluno seja apático, tenha pouco interesse no que o cerca, além de estar constantemente bocejando e com o corpo fraco pela sonolência.

Pais, responsáveis e professores devem estar sempre atentos a esses sintomas, para que os mesmos possam ser tratados imediatamente. Existe uma série de tratamentos tanto naturais quanto farmacológicos que permitem uma boa qualidade de vida.

Tratamentos possíveis à insônia em crianças e adolescentes

– Alimentação natural

Existem alimentos que possuem elementos que auxiliam na produção de serotonina e melatonina, os neurotransmissores do bem estar físico e mental. Amêndoas, Cacau, Semente de abóbora, Abacate, Aveia, Banana, Soja, Iogurte natural são algumas das opções que podem ser incorporadas ao cardápio diário.

– Exercícios físicos

Exercícios físicos ajudam na produção e liberação da endorfina, outro hormônio que permite a sensação de em estar. Com o corpo relaxado e satisfeito pelos exercícios, a melatonina, que é responsável por regular o relógio biológico, faz com que o sono seja ativado.

– Chás naturais

Chá de maracujá, erva-cidreira, capim limão, camomila, valeriana são algumas das possibilidades que ajudam a prevenir e curar a insônia. Todos esses chás possuem propriedades calmantes e podem ser ingeridos uma meia hora antes do momento de dormir.

– Suplementação alternativa

A insônia é causada pela ausência, ou pelos níveis extremamente baixos de melatonina e serotonina no corpo. Existem suplementos e compostos que ajudam o corpo a produzir os níveis necessários e podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos virtuais, como o site Delivery Mimos. O 5-HTP é um desses suplementos e pode ser ingerido em doses pequenas, que podem ser aumentadas de acordo com a necessidade do indivíduo.

A insônia é um problema sério que pode trazer consequências perigosas para crianças e adolescentes, assim, fazer o tratamento necessário é essencial para uma boa qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here