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A gravidez é um período em que a saúde da mulher deve ser ainda mais bem cuidada, afinal, o que está em jogo é, tanto o bem estar dela própria quanto da criança em formação. No entanto, essa responsabilidade e todas as implicações que a gravidez traz fazem com que a mulher fique tensa, ansiosa e sobrecarregada e isso pode ocasionar a insônia na gravidez.

A insônia é um distúrbio do sono que pode ser causada por uma série de motivos, entre eles a alteração hormonal. Durante a gravidez, os hormônios femininos estão em desequilíbrio constante, uma vez que o corpo está com uma sobrecarga e deve lidar com as demandas de um outro corpo.

Um estudo feito pela Universidade de Granada na Espanha confirmou que 64% das mulheres sofrem de insônia nos estágios finais da gravidez, além de ser uma quantia dez vezes maior do que a incidência da insônia em mulheres não grávidas. Além do estresse causado por todas as implicações de uma gravidez, a mulher precisa lidar com a insônia e o desconforto que ela causa.

Dicas para prevenir e curar a insônia na gravidez

– Praticar exercícios físicos

Exercícios físicos são essenciais para a qualidade de vida. O corpo em movimento é um corpo que produz e libera endorfina, um neurotransmissor, assim como a serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina e a serotonina fazem com que o corpo se sinta bem, e consequentemente consiga relaxar nos horários corretos.

Outros benefícios dos exercícios físicos são o fortalecimento dos músculos, o melhor funcionamento da corrente sanguínea, assim como do coração. Os níveis de força e energia dispendidas em exercícios durante a gravidez devem ser compatíveis com a mesma.

– Dar preferencia a uma dieta balanceada

Dê preferencia a alimentos nutritivos e saudáveis que podem ser encontrados na natureza. Uma dieta mais leve, baseada em frutas e legumes pode ser muito benéfica para o corpo, para que este seja capaz de produzir todos os suplementes necessários para o bom funcionamento interno e a manutenção de uma boa qualidade de vida. Existe também suplementos que podem auxiliar no combate à insônia, como a melatonina, consulte seu médico e verifique a possibilidade de inseri-la em sua dieta.

– Meditação

A prática da meditação é milenar e nasceu no Oriente. Trata-se de colocar a mente em um estado de repouso e tranquilidade que beneficia diretamente o corpo. A meditação deve ser praticada para que ela possa melhorar com o tempo. Desligar a mente é uma habilidade que deve ser desenvolvida.

Vivemos tempos de trabalho intenso. Trabalha-se mais e os momentos de lazer são mais escassos. Uma mulher grávida tem todos esses problemas nos quais se focar, além de ter também que lidar com a pressão e a ansiedade que a nova vida que se forma traz. Sendo assim, saber quando a mente precisa descansar e relaxar, é essencial no tratamento da insônia.

É importante não perder de vista a própria mental quando se está grávida. Poder dar vazão às preocupações e ansiedades e compartilhar com alguém de confiança, ou mesmo com ajuda profissional não é sinal de fraqueza, e sim uma forma de se manter saudável.

 

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