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A insônia é um distúrbio do sono que faz com que sua mente se recuse a descansar mesmo quando necessário. Esse problema pode ser a causa ou a consequência de outros e é necessário estar sempre atento aos seus sintomas, além de buscar soluções quando ele se apresentar.

A atenção dispensada em saber o que causa insônia pode melhorar sua qualidade de vida. As consequências de passar horas, dias ou semanas com o sono irregular podem afetar drasticamente a sua rotina. Sonolência prolongada, irritabilidade, esquecimento são apenas algumas causas. Continue a leitura e verifique o que mais pode causar o problema.

 

 

Causas mais comuns da insônia

Deficiência na produção da melatonina

A melatonina é um hormônio que o corpo humano produz e que é responsável por manter o “relógio biológico” em pleno funcionamento. A diminuição deste hormônio pode ser consequência de alguma doença como Alzheimer, Parkinson, autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, portanto é indicado que se procure um médico.

A deficiência de melatonina também pode ser causada por pessoas que trabalham em horários alternados, que trocam o dia pela noite, ou que viajam muito e acabam descontrolando o relógio biológico com fusos-horários, níveis altos de estresse. Em todo caso, é importante que você procure um médico quando começarem os sintomas.

Níveis altos de estresse

A vida moderna é caracterizada pela falta de tempo. Com a difusão da tecnologia, com suas muitas facilidades e formas de entretenimento, o tempo parece ter dado uma encolhida. Estamos frequentemente ocupados, com muitas atividades a serem desempenhadas e isso acaba aumentando os níveis de estresse.

Quando isso acontece, a mente encontra dificuldade em se desconectar no final do dia e se permitir o descanso. Deitar-se na cama e continuar trabalhando mentalmente é uma das experiências mais cansativas e que acabam atrapalhando o sono. Portanto, é importante que uma ou duas horas antes de se deitar você se desligue dos seus afazeres e busque acalmar seus pensamentos.

Estilo de vida extremamente agitado

Este item se conecta diretamente ao anterior, afinal, a forma como você vive o seu dia-a-dia influencia muito em como você descansa. Levar aparelhos eletrônicos para a cama também pode ter um efeito negativo em seu descanso e promover a insônia.

Quando você leva seu celular e o coloca junto ao seu travesseiro, a mensagem que está enviando ao seu cérebro comunica que ele permaneça atento a qualquer mensagem ou ligação que possa chegar. Sendo assim, é importante que você compartimentalize os momentos: momento de descansar e momento de estar atento ao mundo desperto.

Adquirir conhecimento sobre o que pode causar insônia é o primeiro passo em direção à resolução do problema. Saber exatamente em qual fase do distúrbio você se inclui pode te ajudar a procurar formas de cura seja através de compostos que aumentam o nível de melatonina no seu corpo, ou de chás e ervas naturais que proporcionam uma sensação de relaxamento.

 

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