Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Distúrbios do sono como a apneia do sono, insônia, narcolepsia, entre outros nunca são apenas problemas isolados, eles sempre trazem algum outro na esteira que podem ser mais sérios e difíceis de curar. Sendo assim, ao aparecimento de qualquer sintoma relacionado aos distúrbios do sono, é importante buscar acompanhamento médico e formas de se curar os problemas iniciais.

A apneia do sono se caracteriza pela obstrução parcial e temporária da garganta e das vias respiratórias provocando um barulho característico que, além de atrapalhar quem sofre do distúrbio, pode causar problemas em quem dorme perto. Esses engasgos fazem com que a pessoa tenha uma série de pequenos despertares bruscos e o susto com o qual se acorda pode causar estresse demasiado ao coração.

Este é apenas um dos exemplos de possíveis problemas causados por distúrbios do sono no sistema cardiovascular. Listamos uma série de outros para que você possa se informar e buscar soluções possíveis caso algum deles se apresente.

Problemas ligados ao sistema cardiovascular que são causados pela insônia

– Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas veias. Geralmente essa doença não apresenta sintomas visíveis, mas no longo prazo pode resultar em sérios problemas para o coração, afetar a visão, entre outros.

Ao dormir cinco horas por noite ou menos é um fator de risco no surgimento da hipertensão, afinal, o estresse que o sono causa no corpo afeta também o bombeamento de sangue e isso pode fazer com que o coração apresente problemas no futuro.

– Obesidade

Distúrbios do sono causam ansiedade que, por sua vez, podem causar transtornos alimentares. Estudos comprovam que há uma ligação direta entre distúrbios do sono e obesidade, uma vez que na ausência dos momentos de descanso necessários à reabilitação do corpo, o mesmo busca energia e força em outras áreas, e a comida é a principal.

O problema é que este alimento começa a ser estocado no corpo em forma de gordura, o que pode levar à obstrução das mesmas e causar sérios problemas cardiovasculares.

– Diabetes

Um estudo feito com 300 pessoas observou que, sob estresse e ausência de sono existe uma facilidade maior no desenvolvimento do diabetes. Um corpo cansado começa a desenvolver um principio de resistência à insulina, o que acaba dificultando a inserção da glicose nas células, que por sua vez leva à diabetes do tipo 2.

– Depressão

A depressão é um problema que pode ser causado tanto por transtornos psicológicos como por deficiência em algum suplemento no corpo. Caracteriza-se pela tristeza profunda, ausência de ânimo e bem estar.

A insônia pode ser tanto a causa quanto a consequência da depressão, afinal, trata-se de uma via de mãos duplas: a insônia pode vir a causar uma série de problemas no corpo e na mente, incluindo cansaço e mal estar, o que pode desenvolver a tristeza profunda. Por sua vez, a depressão causa ansiedade e esta pode causar também a insônia. Em ambos os casos, é necessário buscar ajuda para que os problemas possam ser devidamente solucionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here