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A melatonina é um hormônio presente em animais e plantas e que é o responsável por induzir o sono. A falta de melatonina em nosso corpo faz com que alguns problemas se apresentem como imunidade baixa, desregulamento das atividades corporais e a própria insônia como consequência direta. Existem alguns alimentos que contem melatonina, e também aqueles que permitem seu desenvolvimento em nosso organismo.

A alimentação balanceada e rica em componentes úteis para nosso corpo é importante porque permite que o mesmo reponha o que necessita sem, necessariamente, precisar de intervenção médica. Segue abaixo algumas dicas de alimentos que você pode incorporar em sua dieta.

Alimentos que contem ou ajudam a produzir melatonina

Cebola

Popular no uso de temperos e saladas, a cebola é um importante alimento para a produção de melatonina no corpo. Seu consumo ajuda a eliminar as toxinas do corpo, a desinchar e a prevenir a retenção de líquidos.

Abacaxi

Esta fruta ajuda o corpo a produzir serotonina, hormônio ligado ao prazer e ao bem-estar. Ao incentivar o aumento da serotonina, automaticamente o corpo se torna mais relaxado e permite que a melatonina seja devidamente secretada.

Aspargos

Este é um remédio natural contra a insônia, uma vez que a ativação de seus componentes afeta diretamente a liberação da melatonina no organismo. É também um grande aliado no aumento da capacidade do sistema imunológico.

Banana

Tão popular quanto a cebola ou o abacaxi, a banana é um remédio antigo que foi muito utilizado como relaxante natural e provedor do sono. Também previne contra problemas musculares como cãibras noturnas.

Cereja

Fonte natural de melatonina, as cerejas são umas das principais formas de se combater a insônia através dos alimentos naturais. As cerejas são grandes fornecedoras de vitaminas A, C e E, cujos efeitos antioxidantes diminuem a ação negativa do estresse oxidativo.

Gengibre

Alimento muito importante no combate a doenças diversas, o gengibre também auxilia na produção da melatonina, afinal, ajuda o corpo a relaxar. É muito utilizado também como anti-inflamatório e antioxidante.

Arroz integral

O arroz integral é mais conhecido por auxiliar na diminuição das calorias ingeridas, ou seja, faz parte de muitas receitas direcionadas a dietas alimentares que intentam a perda de peso. No entanto, é também uma fonte de melatonina para o cérebro, ainda que em doses pequenas.

Aveia

É uma rica fonte do mineral triptofano, que é essencial na produção de melatonina. Também ajuda na manutenção da saúde cardiovascular, reduz a ansiedade e ajuda na manutenção do peso.

Sementes diversas

Usualmente desprezadas em relação aos demais alimentos, as sementes também podem ser grandes fontes de triptofano, que, por sua vez, ajuda a produzir a melatonina. Sementes de abóbora, sementes de melancia, sementes de chia, sementes de uva, sementes de gergelim e de linhaça são algumas indicadas para quem sofre com os níveis baixos de melatonina.

Uma alimentação saudável é uma grande influência na forma como seu corpo se sente. O bem estar está diretamente ligado à alimentação e saber quais são os alimentos mais indicados a determinado problema é muito importante.

 

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