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A higiene do sono é uma série de técnicas que visam uma melhor qualidade de vida para aquelas pessoas que sofrem de distúrbios do sono, entre eles, a insônia. Caracterizada pela ausência de descanso, a insônia pode causar problemas diversos que podem se tornar perigos em potencial para a saúde. Sendo assim, estratégias que visam o descanso de qualidade, são essenciais. Confira abaixo algumas dessas estratégias.

Dicas sobre como incorporar a higiene do sono no seu dia-a-dia

A higiene do sono deve ser uma estratégia diária, incorporada à rotina com se fosse mais um item a ser desempenhado no dia. Pode ser feita por qualquer pessoa e pode apresentar uma melhoria significativa na qualidade de vida.

– Não coma depois das oito horas da noite

Um corpo que precisa se esforçar para fazer a digestão de alimentos é um corpo que não consegue descansar completamente. Sendo assim, evite fazer refeições após as oito horas da noite e, se você estiver com fome e precisar comer, opte por alimentos naturais como frutas e saladas que são alimentos leves.

– Opte por pratos leves

Essa sugestão se conecta diretamente com a anterior. Pratos leves com preponderância de saladas e frutas são mais facilmente digeridos e não causam estresse ao corpo.

– Escureça seu ambiente de descanso

Quando o aposento em que você vai dormir está na penumbra ou na escuridão, o cérebro libera a melatonina, uma substancia que regula o relógio biológico, e que avisa ao corpo e à mente que o momento é destinado ao descanso. Dessa forma, você pode ajudar seu corpo e perceber que está na hora de dormir escurecendo o ambiente.

– Ocupe sua mente com coisas agradáveis

Pouco antes da hora de dormir ocupe sua mente com coisas que te fazem feliz. Assistir a um programa de TV com uma temática agradável, ler um livro do qual você gosta, ouvir a música de sua preferencia são todas estratégias que podem ajudar seu cérebro a se preparar para o descanso noturno. No entanto, é importante que você não faça nenhuma dessas atividades no seu quarto.

– Relaxe no sofá ou na poltrona

Não se deite na cama se não estiver com sono. Ficar virando de um lado para o outro enquanto o sono não vem é ruim e faz com que a mente fique ansiosa com a falta de sono. Portanto, sente-se em uma poltrona confortável, ou mesmo no sofá enquanto assiste a algum programa agradável ou lê um livro.

– Tome um chá natural e calmante

Chás são ótimas opções para acalmar a mente e o corpo e existem algumas sugestões como chá de erva-cidreira, camomila, capim limão, valeriana que podem ajudar o cérebro a produzir a serotonina e a melatonina auxiliando assim, no processo de adormecer com calma e qualidade.

A higiene do sono é um momento importante de calma e preparo para uma noite de sono de qualidade e que pode ser usada para desintoxicar corpo e mente da correria da vida moderna, além de promover uma melhor qualidade de vida.

 

 

 

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